Microdosagem é o ato de consumir quantidades imperceptíveis de uma substância.
Então vamos falar sobre microdosagem. Este termo refere-se ao uso de substâncias psicoativas em quantidades inferiores ao limite após o qual você sentiria um efeito psicoativo. Mas por que você iria querer tomar uma substância, normalmente usada para "viajar", em quantidades tão pequenas que não têm efeito evidente? Considerando a rapidez com que essa prática está se espalhando, deve haver uma razão para isso, então hoje vamos explorar esse modo moderno de consumo psicodélico e as técnicas usadas para alcançá-lo.
Muitas pessoas que integraram cogumelos psilocybe cubensis com microdosagem em sua rotina semanal relatam níveis mais elevados de criatividade, mais energia, maior concentração e melhores habilidades relacionais, bem como redução da ansiedade, estresse e até depressão. Alguns entusiastas também relatam que a microdosagem de cogumelos os ajudam na expansão de consciência espiritual e aprimoramento de sentidos.
A microdosagem com cogumelos mágicos – e psicodélicos em geral – pode ser uma ótima ferramenta para suportar mudanças mentais, emocionais e físicas. Na verdade, é uma das fronteiras recentes da pesquisa psicodélica em laboratórios ingleses e americanos. As bases estão sendo lançadas para o estudo de novos medicamentos psiquiátricos que certamente provarão ser o futuro do tratamento de saúde mental. Somos grandes defensores da ideia de que a natureza é perfeita como é, e que, portanto, as drogas sintéticas feitas em laboratório simplesmente não são necessárias, enquanto os médicos alopatas acreditam na necessidade de produtos em que o ingrediente ativo seja precisamente controlado e certificado. Existem muitas substâncias em produtos naturais que funcionam sinergicamente com o ingrediente ativo, mas esse importante motivo para a adoção de produtos naturais é muitas vezes ignorado. Você provavelmente pode imaginar o porquê: obviamente, as drogas sintéticas são mais convenientes para a economia.
Pesquisadores descobriram que o cubensis pode ter efeitos positivos sobre transtornos de humor e ansiedade. O cogumelo também está se mostrando eficaz no tratamento de vícios. Pesquisadores da Johns Hopkins descobriram que 80% dos fumantes que tomaram cubensis como parte da terapia cognitivo-comportamental conseguiram parar de fumar completamente.
Também foi descoberto que os cogumelos apresentam resultados comparáveis ou melhores no tratamento da cefaléia do que a maioria dos medicamentos convencionais.
Algumas aplicações mais incomuns e inesperadas, que são realmente contraintuitivas se você pensar em cogumelos e LSD apenas como instrumentos para viagens longas e intensas.
Nos EUA, especialmente, existem inúmeros praticantes de esportes radicais que usam a microdosagem para aumentar seu nível de preparação. Também neste caso, não há dados oficiais para apoiar a ideia, mas as alegações feitas por quem o faz são muito intrigantes. Esses superatletas – alpinistas, por exemplo (não apenas escalada livre em penhascos íngremes, mas também nos Himalaias de 8.000m de altura), snowboarders, mountain bikers, acrobatas de motocross, esquiadores extremos fora de pista, parapentes e asas-deltas, saltadores de base e wingsuiters – todos eles defendem os benefícios da microdosagem psicodélica regular.
O que a microdosagem possibilita a esses atletas que estão constantemente se esforçando para superar seus próprios limites? Nitidez sensorial para uma coisa, como clareza visual e percepção ideal das cores. Então você tem a sensação aprimorada de equilíbrio físico, clareza mental e concentração elevada. A motivação geral também aumenta junto com a capacidade de relaxar, a capacidade de energia e a resistência à exaustão. Tudo isso pode parecer incrível, e é verdade. Obviamente, estamos falando de atletas treinados que já trabalham duro em um nível inimaginável para um amador. Microdoses não são cápsulas mágicas, mas instrumentos que permitem às pessoas refinar seus sentidos já bem afiados e desempenho geral.
Curiosamente, existem algumas semelhanças impressionantes entre essas preparações atléticas em um estado de consciência expandido por microdosagem e o que os profissionais tendem a chamar de “estar na zona” – um lendário “estado” de perfeição aguda em que os atletas relatam efeitos psicodélicos. Isso pode incluir uma sensação de desaceleração do tempo e movimentos extraordinariamente coordenados ocorrendo sem pensamento. De fato, atletas e indivíduos comuns – sem microdosagem – experimentam esses mesmos efeitos em momentos de intensa descarga de adrenalina no corpo. Pense na resposta clássica de “lutar ou fugir”, na qual a pessoa entra em um estado perceptivo decididamente anormal que aumenta tanto a velocidade dos pensamentos quanto as respostas corporais.
Dentro da faixa de microdosagem – da qual entraremos em breve – esses resultados esportivos são obtidos com quantidades à beira do limiar psicoativo. As aplicações sobre as quais falaremos agora, por outro lado, exigem doses muito menores.
A microdosagem é, talvez, mais conhecida pelos efeitos menos extremos (embora mais concretos e interessantes) que qualquer pessoa pode obter durante suas próprias atividades diárias. Concentração, empatia e sociabilidade, maior relaxamento, sensação de paz, criatividade, introspecção, melhor humor e resolução de problemas, para citar alguns. A percepção do atleta sobre o tempo “desacelerando” pode ser mais impressionante em seu poder de fazer perceber detalhes ocultos durante a performance, mas o valor dessas coisas “menores” apresenta uma gama muito maior de benefícios. Mais importante, esses benefícios cotidianos são acessíveis a todos.
Como o ciclo de microdosagem realmente funciona? De manhã, tome 0,25 gramas de cogumelos secos logo após o café da manhã. (E certifique-se de comer bem para reduzir o risco de ansiedade.) Em seguida, segundo Fadiman, consuma os cogumelos a cada 72 horas – por exemplo, se você tomou a cápsula esta manhã, não tome amanhã ou no dia seguinte, mas no terceiro dia seguinte.
Comer não é totalmente obrigatório. Mas, por experiência, ter algo no estômago quase sempre alivia os efeitos que você pode sentir. Quais efeitos exatamente? Não efeitos psicodélicos, é claro, mas você pode sentir alguma inquietação. Fisicamente falando, você pode sentir uma sensação de ansiedade de baixo nível. Ou talvez você possa ser dominado por intensa emoção, positiva ou negativa. Apenas relaxe, pois ficar agitado só vai piorar as coisas. Além disso, ninguém está dizendo que você precisa ter efeitos colaterais negativos em primeiro lugar. Muitas vezes, você não sentirá nada disso – ou se sentirá um pouco mal nas primeiras vezes e nunca mais. O que é certo é que, se você se sentir ansioso ou desconfortável, essa sensação não durará mais do que 3 horas no máximo.
Stamets Stack é o protocolo desenvolvido e patenteado pelo famoso e renomado micologista Paul Stamets. São 4 dias seguidos de microdosagem, seguidos por 3 dias seguidos de descanso.
Ambos protocolos apresentam resultados maravilhosos! Identifique na prática aquele que te você se adapta melhor.
Com todos esses resultados encorajadores com doses completas de psilocybe cubensis, há razões para acreditar que a microdosagem pode trazer mudanças de vida igualmente positivas.