Meu pet comeu cogumelos mágicos, e agora?
Se você suspeita que seu animal ingeriu cogumelos, você deve procurar atendimento veterinário imediatamente. Alguns sinais a serem observados são: vocalização (choramingo ou uivo), dilatação das pupilas, problemas de equilíbrio, aumento da frequência respiratória, desorientação, hipotermia, ansiedade, tremores e convulsões.
O tratamento geralmente será baseado nos sintomas. Se você viu seu pet comer cogumelos e rapidamente o levou ao veterinário, a substância pode ser expelida. Se você não tiver certeza de quando isso aconteceu, a indução ao vômito deverá ser realizada juntamente com testes de laboratório e medicamentos para controlar a agitação e a frequência cardíaca. O monitoramento contínuo dos valores renais e de glicose também deve ser garantido, até que o animal esteja bem.
A menos que a quantidade ingerida tenha sido grande, a maioria dos animais de estimação ficará livre dos sintomas, após o tratamento, em 12 horas. Felizmente, riscos de vida não são comumente relatados.
Embora faltem pesquisas por causa de seu status, os cogumelos mágicos fazem sua estreia no campo veterinário com potencial terapêutico.
Atualmente, a psilocibina está sendo usada para cães com ansiedade extrema, transtorno de estresse pós-traumático ou problemas comportamentais.
Embora nenhum dado publicado ainda tenha estabelecido isso como uma terapia comprovada (nem a dosagem é compreendida), abundam as evidências anedóticas.
Aviso aos vets! Quando pacientes perguntam sobre psilocibina para pets, vamos proceder com extrema cautela. E por cautela, queremos dizer: não faça isso (ainda). Até que tenhamos dados mais claros e as leis se tornem mais favoráveis, devemos nos afastar, mas continuar com a mente aberta.
Fonte doi: 10.1016/0013-4694(77)90234-6